Padre Valdeni celebra 13 anos de Ordenação Sacerdotal

11 anos Ordenação Sacerdotal (2)

Padre Valdeni celebra 13 anos de Ordenação Sacerdotal

No dia 11 de fevereiro o padre Valdeni Costa de Jesus celebra 13 anos de Ordenação Sacerdotal. Que Deus abençoe ricamente a sua vida. Que a luz da sua vocação ilumine os corações e conduza aqueles que buscam o caminho da fé.

Conheça um pouquinho da história do vigário da Catedral:

Padre Valdeni Costa de Jesus nasceu no dia 04 de janeiro de 1984 na cidade de Ponta Grossa, no estado do Paraná, sul do Brasil. Filho de Lindamir Costa de Jesus (in memoriam 18/05/2003) e Sebastião Costa de Jesus (in memoriam 07/07/1997). Tem duas irmãs, três irmãos e 14 sobrinhos.

Com 9 anos de idade passou a frequentar o instituto João XXIII, dirigido pelos religiosos da Congregação Sagrada Família de Nazaré, da qual mais tarde, também Valdeni passou a fazer parte como religioso.
Com 12 anos, sentiu o desejo de ser padre e ingressou no Clubinho Vocacional, onde teve a oportunidade de participar de encontros vocacionais, recitação do santo terço, momentos de reflexão e tantas outras experiências que o ajudaram no discernimento vocacional.

Concluiu o ensino médio no ano de 2002 na cidade de Ponta Grossa. No ano seguinte, 2003, passou a residir em Curitiba onde formou-se em filosofia em 2005. No ano 2006 retornou a Ponta Grossa para outra etapa da formação: o noviciado. No ano seguinte, 2007, realizou a etapa de formação chamada de tirocínio, desta vez na cidade de Matelândia, região Oeste do Paraná, colaborando com padre Ezequiel Belchior (in memoriam) na Escola Agrícola Padre João Piamarta, como coordenador das atividades e vice-diretor da Escola, acolhendo crianças, adolescentes e jovens carentes.

Em 2008 retornou a Curitiba para iniciar a faculdade de teologia. Durante o processo de estudos teológicos, recebeu os ministérios menores: Leitorato e acolitato. Em agosto de 2011, recebeu o primeiro grau do sacramento da ordem: o diaconato, onde exerceu sua diaconia na paróquia Santa Edwiges.  

No dia 11 de fevereiro de 2012, memória de Nossa Senhora de Lourdes recebeu o segundo grau do sacramento da ordem: o presbiterato, pela imposição das mãos do bispo de Ponta Grossa, dom Sérgio Arthur Braschi. Escolheu como lema: Hebreus 12,1: “Corramos com perseverança ao combate proposto, com os olhos fixos no autor e consumador de nossa fé, Jesus”.

Em março de 2012 viajou para o norte da Itália onde teve a oportunidade de conhecer e trabalhar por um ano no país onde viveu o santo fundador da Congregação, São João Batista Piamarta.

Em 2013 retorna ao Brasil e exerce o seu ministério no Instituto Piamarta, na cidade de União da Vitória, como diretor dos meninos internos e acompanhando as atividades da Escola Municipal Piamarta e Escola Estadual Padre Giuseppe Bugatti; missão esta que desempenhou com muito zelo até o mês de março do ano seguinte, quando foi transferido para a cidade de Talca, no sul do Chile. Ao final de 2014 solicitou um tempo para estar com sua família em sua cidade natal e no início de 2015, recebe uma nova missão, desta vez para a região amazônica, cidade de Macapá, no estado do Amapá para dirigir a Casa de Acolhimento Sagrada Família, na Escola Agrícola Padre João Piamarta. Durante os três anos que lá permaneceu, assumiu a direção da Escola Estadual de Tempo Integral Padre João Piamarta.

Em 2018 deixa a região amazônica e recebe a nova missão: vigário paroquial na cidade de Matelândia, missão essa que durou apenas um ano, partindo em 2019 para o Chile.

Por dois anos morou na cidade de Talca, onde colaborou como vigário paroquial na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, coordenador do grupo de jovens e assessor religioso no Colégio Piamarta; cursou dois anos de psicologia na PUC – Pontifícia Universidade Católica, de Talca/Chile.

Com a pandemia em 2020, e outras situações de discernimento de ordem pessoal, pediu ao superior geral da congregação para fazer uma experiência na Diocese de Foz do Iguaçu. Pedido aceito, e acolhido por Dom Sergio de Deus Borges, colaborou com padre Osmar Caradore durante os meses dezembro e janeiro, na Paróquia São Pedro, em Três Lagoas, em seguida, no dia primeiro de fevereiro mudou-se para Medianeira para colaborar como vigário paroquial na Paróquia Nossa Senhora Medianeira de todas as Graças com padre Dionísio e demais padres. No início de 2022 retomou os estudos de psicologia na Faculdade Uniamérica, em Foz do Iguaçu.

Em dezembro de 2021 foi eleito coordenador do clero da área pastoral II, e atuou principalmente coordenando a formação dos Novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão. Durante o ano de 2022 colaborou com a formação dos seminaristas do propedêutico lecionando no Seminário Diocesano. Em setembro de 2022, a pedido de Dom Sergio, foi nomeado administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora Medianeira; no início de 2023 foi nomeado administrador paroquial da Paróquia Perpétuo Socorro, na vila Yolanda, em Foz do Iguaçu onde também foi eleito coordenador de pastoral da área pastoral I.

Após um ano, procurando conciliar os estudos com as exigências que a administração paroquial pede, solicitou ao bispo para permanecer como vigário paroquial; em fevereiro de 2024 foi designado para a Catedral Nossa senhora de Guadalupe, na Vila A.

Atualmente, padre Valdeni segue estudando, cursando o 7º período do curso de psicologia e colaborando na Catedral Nossa Senhora de Guadalupe.

Amante de coisas simples como futebol, pescaria, cachorros, cavalo, música gauchesca…segue sua vida com alegria e vivendo com intensidade seus dias servindo a Deus.

E nesta data, 11 de fevereiro de 2025 completa 13 anos de ministério sacerdotal.

Programação da Semana Santa na Catedral

A Semana Santa,

Mutirão de confissão na Catedral

A confissão é

Campanha da Fraternidade 2025- Fraternidade e Ecologia Integral

A cada ano,

Celebrações Penitenciais

Todos os sábados